10/01/2010

Postura para bailarinos.


  Vou ser bem prática, sem linguagem técnica e sem rodeios...Well, quero lembrar que essa postura remete ao ballet clássico  (sem modéstia a técnica de dança ocidental mais completa).
 Uma parte super importante e que merece toda a sua proteção é  coluna portanto seu abdome e glúteos devem estar  fortes para sustentá-la, faça uns abdominais todos os dias, contraia o bumbum (no populaxo: buraquinho de fazer coco virado para o chão), isso faz toda a diferença inclusive para preservação da coluna à longo prazo. Uma barriga durinha não tem importância apenas estética, prendendo os glúteos ao dançar e no dia a dia você previne uma lordose e outros problemas de coluna. 
  Para saber se a barriga está contraída de modo correto você pode apertar às costelas (na parte frontal) se consegue apertá-las...outro modo de se lembrar é apertar a barriga na altura do umbigo (beliscão de mão toda).
Para bailarinas de dança do ventre: desconsiderem a parte da contração abdominal rs prendam o bumbum abaixem os ombros, fechem muito as escápulas  levantem o queixo e sejam bem felizes! =D 
Feche as escápulas, tente encostar uma na outra. Cuidado para não pender para trás, você deve ter a impressão de que uma linha te puxa da cabeça ao teto, é menos condenável pender reta para frente mas não "arrebitar" o peito porque isso não é postura. Postura limpa é no centro de massa.
 O pescoço deve estar extremamente esticado, o queixo deve ser altivo, bailarino olha com o nariz e não com os olhos (Se um piolho escorregasse ele teria que descer confortavelmente da cabeça para a mão hehe).
Outra coisa muito feia e comum é braços errados, não se pode mostrar cotovelos, eles devem estar SEMPRE voltados para baixo  e os braços devem ser grandes se no método russo esticados, se no método inglês arredondados, se no cubano depende. Mas estique, seu público agradece!
RESUMINDO: bumbum e barriga presos, escápula fechada, pescoço e braços esticados até arder, queixo altivo, sorriso no rosto. E NUNCA NUNCA NUNCA desencaixe o quadril é muito feio e faz muito mal à saúde!

2 comentários:

  1. Desencaixar o quadril é a treva!!! xD
    Enfim, muito explicativo seu texto ;D
    Se me permite, só uma correção...a contração abdominal é fundamental para bailarinas de dança do ventre sim, por incrível que pareça =] Na verdade, quanto maior a nossa consciencia muscular abdominal melhor para execução de movimentos, principalmente ondulações, mas isso é assunto pra outra hora ;) lembro de suas recomendações desde o ensino médio,mas meu problema está com as escápulas, estavam perfeitamente encaixadas, mas com esse relaxo maldito de férias acho q minha postura não é a mesma...pode ser paranóia, só vendo mesmo =}
    Obrigada pelo esclarecimento =D

    ResponderEliminar
  2. Mas não é como no ballet clássico manuela, no ballet clássico você deve contrair ao máximo o abdome, e vocês ondulam, nós não podemos de modo algum ondular nada. O abdome da bailarina clássica não deve mexer por nada. De nada amiga. biju!

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D