30/01/2010

La Bayadère (ballet)


Ato I
Cena I - No Exterior do templo Hindu
         Depois de uma caçada bem sucedida, o jovem Solor envia seu servo ao Rajá Dugmanta levando-lhe um tigre por ele morto. Solor fica a espera de sua amada, Nikiya.

         Ela recebe um aviso de Magdaveya, um faquir, dizendo que Solor está a sua espera. Os dois se encontram e Solor pede a Nikiya para fugir com ele, a moça aceita , mas obriga seu amado a jurar fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane depois de ser rejeitado por demonstrar seu amor a bailadeira, surpreende a conversa dos dois, e jura vingar-se.

Cena II - No palácio do Rajá

         Satisfeito com o presente de Solor, O Rajá oferece-lhe a mão de sua filha em casamento, a linda Gamzatti. Solor encantado com a beleza da moça, esquece o voto feito a Nikyia.
 
         Nikiya ao saber de tudo,  vai ao palácio e implora a Gamzatti que deixe Solor para ela, revelando-lhe todo seu amor. Gamzatti tenta comprar Nikiya. Num ato de desespero Nikyia ameaça Gamzatti, apavorada com seu própio gesto, foge.


Cena III - A festa de noivado 
No noivado de Solor e Gamzatti, Nikiya dança com as demais bailadeiras.Durante a dança recebe uma cesta de flores onde se esconde uma serpente venenosa. Nikiya é mordida. Brâmane se ofererce para salvá-la caso ela aceite ficar com ele. Ela recusa depois de ver Solor com Gamzatti, e morre.

Ato II - O Reino das sombras
Após fumar ópio, Solor adormece e sonha que está com Nikiya em uma terra desconhecida e jura para sua amada que nunca mais tornará a abandoná-la.


Ato III - O ritual do casamento
 Solor é levado para se casar com Gamzatti, quebrando o juramento feito a Nikiya. A profecia da bailadeira acontece e o templo cai em ruínas. Nikiya vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário

desabafe mas seja sensato ;D