14/11/2009

Cuspindo palavras.



 "Pessoas fazem coisas malucas" (House). Sim o ser humano é complexo e se força a fazer  coisas bizarras quando as situações fogem ao controle, elas fogem como bichos  acuados que não podem fazer nada por não conseguir expressar o problema...que morrem por não conseguir dizer "não quero estar morto amanhã."
 Quando a loucura passa elas se perguntam se deviam ter feito de modo correto ou deviam ter começado. Amelie Poulain é genial em sua trajetoria "Dom Quixotesca" é movida por uma amor intenso pela humanidade e decide ajudar aos outros com pequenos gestos...Amo  aquele filme aliás devia ter visto ontem me faria outra pessoa de novo, como quando leio Dom Quixote a cada vez me into bem, porém, um bem diferente do outro.
Me perguntava o que levou Emma Bovary à morte (não li), toda a pressão que a sociedade exercia sobre a mulher  e sua "roupa alva", imaculada, não foi a principal causa, as dívidas foram apenas o "estopim" para a tragédia o que contou foi a ambição de Emma, tudo o que ela era não cabia naquele mundinho de aparências e mediocridade enfim...o mundo particular de Madame Bovary a asfixiou...em resumo recebi essa resposta de meu amigo Lucas (se entendi bem). Mas e se ela tivesse fracassado em sua tentativa e perguntassem à ela... qual seria a resposta? "eu não sei!"
Aliás, poucos sabem as pessoas não sabem de muita coisa, dizem saber mas não sabem...não quero dizer nada, nem que se conclua nada estou só despejando as coisas que penso nesse minuto. Então não busque coerência nesse post que provavelmente será apagado depois. E se Emma tivesse fugido para a Austrália com um velho rico e herdado tudo? ok parei mas penso em quanto queria que as coisa fossem mutáveis, menos impossíveis.
O que seria de mim se Ekaterina Maximova, Bethoven, Maria Taglioni, Edith Piaf tivesses desistido? teríamos a glória do Bolshoi, do Kirov? iríamos amar ballet, música clássica e música francesa? se os primeiros filósofos tivessem desistido, a física existiria? (não!)E se Joule, Coloumb, Newton e Einstein tivessem se calado??? E se Machado de Assis tivesse ficado chateado com sua fragilidade física? se Pessoa fosse embora para sempre ou Saramago tivesse se indignado com "intelectuais" que o criticam até hoje pelo recebimento de ajuda do governo para manter seu centro cultural? Quando digo tudo isso encaro a covardia como vexame. Nada a declarar...au revoir!

2 comentários:

  1. Ah, como infelizmente eu compreendo esse desabafo! Bjs!

    ResponderEliminar
  2. "Quando digo tudo isso encaro a covardia como vexame"
    CONCORDO COM VC...bjokaas

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D