08/04/2010

UTOPIA DA MODERNIDADE ???

Ah... Brasília, com sua arquitetura ousada, moderna, um colírio para os olhos... e um ácido para museólogos e gestores, funcionários. Alguém já parou pra pensar que a vegetação predominante no planalto central é o cerrado? Que temos um clima de deserto e apenas duas estações bem definidas? Alguém lembra da célebre frase "Ser belo é ser útil"? Então por favor me expliquem onde isso se aplica em Niemeyer...Obras que não isolam o som, deixam a chuva molhar o acervo, adoece os funcionários por falta de ventilação...Me expliquem uma praça no meio do cerrado com bancos para as pessoas sentarem, mas, sem cobertura.
    Quanto ao memorial dos povos indígenas precisamos parabenizá-lo... aquilo é realmente uma OCA sem saída de emergência, o sol incide no acervo de modo a envelhecer tudo, aquilo definitivamente não é um museu, não podemos trabalhar no depósito porque há riscos de doenças: sem, ventilação, sem a mínima estrutura, que raio de arquiteto é esse? O escritório permanece irredutível, sem análise de riscos, ignorando o clima como ele fez em todo o resto por aqui, ele podia se aposentar antes que faça mais alguma merda. O pessoal da arquitetura que me desculpe: Niemeyer não pensa muito ou deve detestar tanto Brasília que resolveu nos castigar cozinhando nossos turistas e molhando nossos acervos de obras raras.
    OBRIGADA NIEMEYER!!!!
Quem quiser bajular, antes faça um trabalho voluntário em uma dessas esculturas, depois tente aplicar "beleza à utilidade" lá dentro...venha aqui e me conte, porque não consigo juntar as duas coisas nisso. Isso sem citar os incidentes climáticos que não vêm ao caso....tisc tisc tisc

Sem comentários:

Enviar um comentário

desabafe mas seja sensato ;D