11/11/2010

Queijo da Canastra- Patrimônio brasileiro.

     Antes de qualquer coisa, aviso que estou recebendo sugestões de postagem pelo email allicefe@hotmail.com
Se você tem algum tema de interesse e eu puder ajudar, estamos aí.
     Voltando ao assunto...Que mineiro faz queijo como ninguém e que brasileiro também ama queijo, não é novidade para ninguém, pão de queijo, queijo com goiabada e pratos assim são bem conhecidos por aqui, além do mais os queijos produzidos pelos nossos mineirinhos já caíram no gosto da Europa, mas...queijo contrabandeado? Isso mesmo o bom e velho (que é bom quando velho) queijo da Serra da Canastra que comemos por aqui é em grande parte contrabandeado.
    Motivo: A pressão de mercado não permite ao produtor respeitar o tempo de 'cura' do queijo, e no Brasil é OFICIALMENTE PROIBIDO FABRICAR QUEIJO COM LEITE CRÚ, mas se você ama queijo da canastra saiba que é um alimento crú, artesanal, portanto, tome cuidado com a procedência, alguns produtores legais respeitam sim essa determinação, só que há um problema: "muita procura= pouco tempo" sem contar que o queijo deve ser mantido ao ar livre, o famoso "embalou o queijo e morreu", os produtores dizem que o tempo de cura é uma luta entre as boas e más bactérias.
    50% de todo o queijo que consumimos no Brasil vem de Minas Gerais (Min. da Agricultura), os produtores legalizados estão agora, em constante intercâmbio com a França, país que produz os melhores queijos artesanais para 'chegar lá'.
     VOCÊ SABIA?
Que o modo de preparo típico do queijo Minas foi tombado pelo IPHAN*?
(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
Fonte: Ana Lucia de Abreu Gomes-Museologia Patrimônio Memória.
Imagem: Serra da Canastra.com.br

2 comentários:

  1. Mandam emails mas não comentam. Povo meio controverso!
    Sophie

    ResponderEliminar
  2. Shopie, adorei a postagem, pois sou mineira, como queijo todo santo dia e não sabia que os franceses gostam tantos assim do nosso quejim!Bjus

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D