01/11/2010

Por que você vai ao museu?

   Quando falamos de patrimônio, cultura, monumento as pessoas fogem...acham que se trata de um grupo de pseudo-intelectuais e assuntos chatos, mas para mudar esse quadro VOCÊ precisa saber de algumas coisas. O museu tem público sim, a intenção aqui é te incluir nesse público e não mendigar visitas.
            
1-O museu está sempre em processo de mudanças e o público é quem define o que quer ver, isso se chama "nova museologia", então se não aparecem para reclamar, ninguém vai saber qual o problema, afinal é um espaço aberto para fruição sem restrição de público, portanto você pode e deve levar suas crianças à instituições museais, pode e deve dar as suas sugestões e pedir ajuda para entender todo o contexto da exposição.  Muitos museus oferecem cursos e oficinas gratuitas.
2-Na inglaterra os motivos mais citados em uma pesquisa feita esse ano para a não ida aos museus são: falta de tempo, pressão familiar, falta de companhia, desinteresse, falta de dinheiro. E por aqui? deixe seu comentário, ele muito me interessa.
        *  Você sabe o que é cultura?
  Atualmente temos como cultura o conjunto de manifestações, costumes, modos de expressão de um povo, determinado grupo...logo ninguém tem o direito de te chamar de sem cultura a não ser que seja um ignorante conceitual.
        Você sabe o que é monumento?
 Françoise Choay trás em seu livro "Alegoria do patrimônio" o caráter de associação direta e visual com a memória, o monumento tem o caráter de trazer um registro de memória, mas além, ela diz que patrimônio, devido a etimologia da palavra serve para "Advertir, lembrar".  
   A definição mais bela de monumento em minha opinião é a de Assis Chateaubriand, ele diz que o monumento tem a função de transportar as civilizações no tempo e espaço, fazer outras gerações lembrarem dos que ali estiveram antes.
       Você sabe o que é patrimônio cultural? 
   Patrimônio cultural é aquilo que é considerado importante para a permanência da identidade de um povo, pode ser patrimônio imaterial (o saber fazer, costumes) e material (prédios históricos por exemplo).  Tanto os saberes quanto os patrimônios materiais podem ser registrados, tombados, protegidos pelos orgãos competentes.
            Uma das funções do museu é mostrar ao público (e provocar discussões)  diversos temas como sua história, identidade, perspectivas de futuro e vários outros aspectos...é uma instituição essencialmente democrática (ou deveria ser).  Vá ao museu verificar se a sua cultura está sendo representada, e conheça seu patrimônio cultural... já se foi o tempo em que museu era coisa de elite, mas, se a maioria continuar esparramada no sofá dizendo que museu é chato sem nem conhecer (eu não disse visitar uma vez, disse conhecer) não vai se sentir representada e as muitas manifestações culturais vão se perdendo tragadas pela sua imensa preguiça. Em Salvador há um museu no meio de uma favela (Museu Rodin, chiquérrimo) e o público local é baixo, por que? talvez não saibam que aquele espaço pode ser usado como meio de apelo.
    Comece visitando uma exposição sobre temas que te parecem interessantes, procure na internet, visite uma ao mês, dê suas sugestões aos monitores do espaço, exemplifique no trabalho, a intenção não é lotar o museu mas sim, fazer o público tomar consciência de que o museu agora é pra ele, pra qualquer um, para o gari que deixa sua vassoura na porta, para a mãe que vai dizendo aos filhos que não toquem em nada e a qualquer pessoa que entre.
   IMPORTANTE: não estou generalizando, estou me dirigindo aos leitores do meu blog, jovens de classe média, que adoram cinema, shows ou mesmo a igreja, que tem acesso à informação e até fazem parte dela...o que te impede de ajudar a quebrar essa redoma social que existe sobre os museus do seu país? 
  Mexa-se!

2 comentários:

  1. Museus nunca serão "underground".

    "Art, if there is such a thing, is in the bathrooms; everybody knows that. To go to an art-gallery thing where you get free milk and doughnuts and where there is a rock-and-roll band playing: That's is just a status affair. I'm not putting it down, mind you; but I spend a lot of time in the bathroom. I think museums are vulgar. They're all against sex."

    Quem disse isso?

    ResponderEliminar
  2. Quem disse eu não sei, só sei que museus não podem ser generalizados se trate ou não de metáfora.

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D