23/08/2010

Sua rosa ainda existe?



"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez ser tão importante."  Saint-Exupéry
       Quem nunca leu "O pequeno príncipe" ou ao menos assistiu ao desenho, quem nunca se encantou com as belas citações do autor, quem nunca ouviu falar deste livro?
"Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez ser tão importante."  Saint-Exupéry
    É uma frase de extrema reflexão. Você tem uma rosa?
         Ter uma bela rosa é uma tarefa difícil quando se é criança, sei disso porque fui uma criança extremamente doente, não podia ter animais, sequer um urso porque me desencadeava crises horríveis mas eu TIVE ROSAS, muitas rosas...já cheguei a cuidar de 3 vasinhos de uma só vez, me era prazeroso molhá-las, quebrar a casca de ovos em minunciosos pedaços para colocar na terra preta e depois de um tempo plantá-las no jardim com minha mãe. Eu tive rosas...e com as rosas aprendi a ter minhas atuais rosas. Na primeira fase eu molhava, colocava na janela para tomar sol e até dávamos um nome, depois íamos arrancando as folhas secas e quando cresciam iam parar com a roseira grande lá fora, eram rosas pequenas mas coloridas, vistosas.
          Pouco tempo depois meu primo mudou-se para perto de nós e passamos a brincar juntos, fui crescendo e conhecendo algumas poucas pessoas, me lembro de poucos amigos de infância...mas me lembro sempre de todo o cuidado que tínhamos como família. Eu lembro das noites que ficávamos todos acordados porque eu não estava bem e precisava ser observada, lembro da minha irmã (9 anos mais velha) cuidar de mim com um esmero anormal para a idade dela, lembro de toda a cooperação que havia dentro  de casa e de como a família sempre estava em primeiro lugar mesmo com dificuldades financeiras.
           Lembro dos meus passeios em família, e eles são hoje minha rosa, não pelo tempo que eu gastei com eles mas por todo o sacrifício que fizeram e porque ninguém vale mais que eles em hipótese alguma. Qual é a sua rosa? ela vai se despetalar por aí enquanto você chora, vai furar seus dedos na primeira oportunidade ou vai crescer a cada nova estação até que esteja pronta para enfeitar seu jardim. Família pra mim é um assunto de extrema delicadeza, invisto na minha me esforçando ao máximo para ser uma pessoa melhor.
      "Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que a fez ser tão importante."  Saint-Exupéry
 E se alguém investe tempo em você, esse alguém é seu patrimônio* no sentido de ser preservado e admirado. Se você deixou sua rosa secar, ainda há tempo, volte ao seu jardim antes que ela morra. Não abandone sua família e nem a faça parecer menos importante.

*Patrimônio não é de posse, para o museólogo o patrimônio é algo muito precioso que remete a memória. =Aquilo que é caro, insubistituível=

1 comentário:

desabafe mas seja sensato ;D