10/08/2010

Criticar políticos: Moda ou consciência?

            As pessoas criticam políticos, votam nulo, fazem um estardalhaço, mas... quem critica, tem moral pra criticar? Quantas horas de serviço voluntário você já prestou na vida? Você cumprimenta ao menos seus vizinhos? Compra uma roupa cara demais ou prefere comprar duas e doar à quem precisa? Quantas vezes já presenteou ao menos uma criança carente no natal (sendo cristão ou não)? Quantas letras já doou como poeta para pessoas que não sabem ler? Quantas coreografias fez para dar esperança para as pessoas sem cobrar por isso? Quantas vezes já guardou seu lixo para não jogar na rua?  Se respondeu nenhuma vez a pelo menos 4 dessas perguntas você não tem o direito de reclamar, é uma fala e não faz nada.
           Desde nova sempre fui incentivada por minha mãe a prestar serviços voluntários através das coisas que aprendia, não era uma forma de testar meu conhecimento e sim uma forma de aplicar aquilo que aprendi de forma gratuita, como se fosse um presente e isso sempre me deu prazer, eu passava as férias em uma creche para crianças carentes ensinando coreografias simples, brincadeiras de criança, desenhava com eles e essas coisas que parecem tão simples mas fazem TODA a diferença. Hoje vejo a maioria deles crescidos (eu tinha 15 anos na época) e penso que não mudei o mundo como alguns querem e só destroem a si mesmos, se dizem politizados mas só enchem a cara e fazem besteiras, nunca apoiei isso, assim como nunca discriminei esse tipo de gente.
          Vejo que ajudei a formar 5 ou 6 pessoas melhores, claro, sendo bem otimista, nem todos aceitam aquilo que com carinho doamos, e essas 5 ou 6 pessoas importantes vão formar 5 ou 6 famílias melhores para que a nossa sociedade não morra. Isso me fez crescer muito como pessoa e me deu uma consciência além daquela ridícula das pessoas "politizadas" dos CA's de Universidade. Ser um cidadão consciente é muito mais que discutir ideologias fracassadas e beber em rodas de crítica, ser um cidadão com moral de crítica é arregaçar as mangas e ir a luta todos os dias, em casa com suas crianças dando carinho e orientando com bastante paciência, colocando de castigo se necessário for, ou indo até os mais tristes que sofrem violência e necessidade material, crianças que tiveram suas almas violentadas pela miséria e desigualdade, então deixe de ser um hipócrita, acomodado, reclamão e mexa-se!
       Não sabe fazer nada? Vá até lá e diga "vim vê-los, como estão?" fique meia hora e vá embora. Custa? Para eles não tem preço!  Antes de querer ir até a Africa salvar os pequeninos dê um bom dia à recepcionista de seu trabalho.
     Pense nisso!

1 comentário:

  1. é verdade... bom post para refletir !
    muitas vezes achamos que nossa vida está ruim, mas tem pessoas que estão em situações piores...
    ~~ temos que parar um pouco de sermos egoístas e ajudar as pessoas que necessitam!!!

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D