22/09/2010

Formar ou passar crianças??? Eis a questão.

     Essa semana soube que minha sobrinha ia muito mal em língua estrangeira e resolvi ajudar, aliás resolvi tomar todas as providências, começamos a estudar pela prova do dia (Geografia e história) a primeira parte foi ligeiramente bem e quando comecei a me animar chegou a parte crítica: descobri que ela estava aprendendo a decorar e não fazer conexões e usar o raciocínio, pasmem ela não conseguia sequer responder uma pergunta invertida, o erro não é da escola que está nos alertando há meses.
    Resolvi então buscar o dicionário pra mocinha procurar duas palavrinhas: "extrair" e "extrativismo", a partir daí ela entendeu e soube sem demora diferenciar os níveis de extrativismo e dar exemplos que eu não lembrava mais, fiz uma rotina de estudos para ela, de acordo com meus horários em casa tirei uma hora de todos os meus dias da semana para estudarmos, não apenas decorar o deverzinho para se tornar um adulto burro, e pasme a garota está ainda  fascinada pelo assunto e tenho certeza que vai arrasar na provinha porque aprendeu o mecanismo, os modos de pensar sobre o assunto.
          Prefiro sacrificar uma horinha agora para ajudar a formar uma leitora consciente que ficar batendo cabeça com o boletim depois. O problema é que não se estuda com criança, gritando, brigando, colocando tudo com suas palavras como faziam com ela, você deve dar os caminhos a percorrer, o indivíduo precisa aprender desde cedo a receber e filtrar as informações que recebe, decorar é muito fácil pena não ser EFICIENTE!
           Acho uma troca válida, pode parecer um post inútil mas infelizmente não aprenderam isso ainda, querem ensinar fórmula de bolo, depois ficamos sem pesquisadores e bons profissionais e ninguém sabe explicar o que houve. Procure fazer a hora do dever de casa das crianças (se tiver alguma em casa) um momento de reflexão, discussão, formação de opiniões próprias. Quem estuda sabe, que uma hora todo o santo dia é um grande número de minutos a ser sacrificado, mas vale a pena, está sendo uma terapia para as duas.

2 comentários:

  1. O problema de nossa educação é que aprendemos a "acertar" e nada mais do que isso. Não há espaço para o erro e para a sintetização na educação de hoje.

    E ser educador ou pedagogo não depende de formação superior, pois pedagogo significa "indicar o caminho" e não impor certezas.

    Vide Paulo Freire.

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  2. quando eu morava em Nova Friburgo, eu ajudava na sala de apoio, que era uma assistência pedagógica a crianças de uma escola pública da mesma congregação da minha. Acredita que tinham crianças na 3ª e 4ª série que não liam nada bem, isso quando liam alguma coisa! Eles iam lá algumas vezes por semana, para uma estudar com a gente duas horas +-, e é incrivel como melhoravam.

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desabafe mas seja sensato ;D