12/10/2009

NUTCRACKER

Bem, sou apaixonada pela infância e por tudo que ela representa apesar das injúrias e de toda lavagem cerebral que as crianças sofrem principalmente neste século (e os pais aplaudem rs). Hoje vou postar sobre o "Quebra-nozes" um ballet que apesar de natalino marcou minha infância e até hoje é meu favorito, sem contar que fazer o papel de fada açucarada é meu sonho de verão, inverno primavera...kkkk Apreciem!
ATO I-
Clara Stahlbaum, recebe em uma festa de natal de seu padrinho Herr Drosselmeyer, um boneco quebra-nozes, em forma de soldadinho. Mas essa não é a única surpresa, ele mostra às crianças bonecos "vivos" e brinquedos que fez em sua oficina.
Ao terminar a festa, todos vão dormir, mas Clara não consegue parar de pensar em tudo que havia acontecido naquela noite. A menina volta à sala, para ver seu presente e acaba adormecendo. Sonha com um exército de ratos invadindo a sala, e para defende-la, um exercito de soldadinhos de chumbo comandado pelo Quebra-Nozes. O Rei dos Ratos fere o boneco que ,desarmado, está prestes a perder a batalha. Nesse momento, Clara atira sua sapatilha no Rato, salvando o Quebra-Nozes.
Clara sente a presença de seu padrinho, e magicamente o boneco é transformado em um belo príncipe. Ela é conduzida ao Reino das Neves, é nessa parte que aparecem os tão famosos "floquinhos de neve".


ATO II-
Ao chegar ao reino dos doces com o príncipe é recebida com honras, pois o salvou dos ratos!
A fada açucarada mostra-lhe então doces de diversas regiões em agradecimento esses são conhecidos no libreto como "divertimentos" e são representados pelas danças espanhola (chocolate), Árabe (café) , chinesa (chá) , russa (marzipam)...
Depois temos a dança das flautas de bambu e a famosa "VALSA DAS FLORES" que quase todos por aqui já ouviram um dia...garanto!
No final a Fada Açucarada e o Príncipe dançam o grande Adágio (que é lindo).
A menina começa a ficar sonolenta, retornando a um sono profundo. Quando amanhece Clara é encontrada pelos pais dormindo ao pé da árvore de Natal, abraçada ao quebra-nozes.
****NADA PAGA UM QUEBRA-NOZES BEM DANÇADO E NADA CONCERTA UM DANÇADO DE QUALQUER JEITO. ;)


PS: essa é a capa do DVD com a melhor versão, a de 1982 do Royal Convent Garden (minha opinião) e já vi muitas desde criança viu? rs Eu tenho esse e não me canso de assistir, Lesley Colier é brilhante, sem contar os divertimentos que são maravilhosos!
E sobre o Autor! (Piotr Ilitch Tchaikovsky )


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tchaikovsky é sensacional. Tenho o DVD Lago do Cisnes e o acho um Ballet muuuito foda xD

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D