21/09/2010

Ainda nessa?

      Os médicos são considerados desde longa data como pessoas que se doam em prol da saúde alheia, conheço futuros estudantes de medicina e essa é a visão deles, mas, infelizmente conheço outros futuros e atuais estudantes da área que fazem o curso por mero desejo de status, dinheiro... sou completamente a favor do salário digno, quero mesmo usar Chanel, Dior e tudo o que tenho direito, mas francamente? isso vai valer nada se eu não for útil, não tenho absolutamente nada contra quem quer isso eu tenho tudo contra quem faz medicina exclusivamente para conseguir isso. 
      Hipocrisia? Não, os mais bem remunerados na minha área (museologia) que conheço são os que mais sofreram e por vezes quase abriram mão da própria vida pra levar um pouco de reconhecimento e alto estima aos povos dos Andes, da favela brasileira, do Sahel elas são sim bem providas de dinheiro mas isso veio como consequência, eles não fazem da construção e resgate da memória um mero comércio, por que  a saúde tem que ser?  Quem quer ser médico no Brasil deve estar bem consciente de seu objetivo bem como as péssimas condições de trabalho no serviço público, sobretudo estar ciente de seus fins.
      Bem, vamos ao começo da história...hoje, conversando com um gestor de saúde lá da clínica sobre o quadro de médicos, ele me disse que os pediatras agora são tão valiosos quanto diamante, pois as pessoas não querem mais ser pediatras, que precisava com urgência de mais dois para completar o quadro...quando perguntei o motivo de tamanha falta de profissionais a resposta foi: "os médicos ganham mais por procedimentos, cirurgias, as pessoas agora querem a área mais lucrativa, pediatras e clínicos gerais não fazem tantas cirurgias quanto os especialistas". Francamente? senti vergonha por ouvir isso, eu não sou da área de saúde mas penso a que ponto chegamos? É muito melhor te deixar doente e te operar que prevenir sua doença, isso é completamente desumano.
     Não é negar que eles devem ser bem remunerados, o problema está no foco do profissional, por que medicina, arquitetura, museologia, farmácia, letras? Paixão ou apenas o dinheiro? Não se trata da visãozinha romântica de uma universitária que não conhece a realidade, não estou reclamando da classe, minha indignação é com uma pessoa em especial, aquela que visa só lucros e negocia a saúde alheia, aquele arquiteto que faz a coisa mal feita só pra ganhar dinheiro, aquele engenheiro pilantra que vai matar mil pessoas, aquele museólogo safado que vai traficar memórias de um povo ou permitir que roubem suas riquezas naturais calado, aquele político pilantra, o jornalista que não respeita ninguém, a vigarista que procura apenas um marido rico e tantos outros, afinal qual o foco??? Você não precisa ser a próxima madre Teresa, você precisa se esforçar pra ser útil, não seja um parasita, isso independe da sua profissão. 

4 comentários:

  1. Infelizmente esse vírus se espalhou. O de só pensar no próprio umbigo e outros que se virem passou para o núcleo da saúde. É como eu sempre penso: É revoltante pensar que as pessoas escolhem uma profissão tão linda pelo prazer de enriquecer à custa do sofrimento dos outros. O campo competitivo do curso se deve à grande responsabilidade. Mas alguns o tornam competitivo pela fome de enriquecer.
    É como citou, devemos amar a profissão que escolhemos, seja que profissão for. Porque o salário é uma recompensa como trabalhador. Mas o que vemos é totalmente o contrário. Virou negócio! E isso tudo me entristece muito.

    ResponderEliminar
  2. Entendo perfeitamente, sei bem do que vc tá falando, acho que se não dá pra fazer o que ama, pelo menos ame o que faz, e quem esperar ficar rico do nada, pode sentar lá e esperar até morrer. Médicos demoram a ficar ricos, pra quem pensa que vai ser fácil, estudar 10 anos pra começar a trabalhar direito, fazer plantões dobrados finais de semana pra conseguir o tão querido dinheiro, e pode add mais uns 15 ou 20 anos aí até fazer nome e poder atender só particular, pq antes disso, é rede pública e plano de saúde mesmo!

    ResponderEliminar

desabafe mas seja sensato ;D